O STF recomenda que TRFs deixem de remeter recursos sobre ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins
O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, recomendou através de um ofício aos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais Regionais Federais que, antes da remessa de novos recursos aguardassem a resolução dos embargos de declaração sobre o ICMS na base de cálculo do Pis/Cofins.

Ao contrário do que foi divulgado, o ministro Fux não impediu o andamento dos processos sobre o assunto, apenas solicitou, com base no Código de Processo Civil, que os novos processos não sejam encaminhados até que o Supremo Tribunal Federal resolva a questão discutida no Recurso Extraordinário (RE) 574706.
De acordo com o ministro, a continuidade do encaminhamento dos processos enquanto não houver solução definitiva pode gerar insegurança e, por consequência, diferentes decisões que determinam o retorno dos autos à origem.
A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, liberou para julgamento o embargos de declaração e o presidente ainda decidirá a data que levará o caso ao Plenário.
Gostou da notícia? Siga @noticiasdaadvocacia e ative as notificações para ser informado sobre todas as novidades do STF!