Transferências bancárias poderão ser realizadas pelo WhatsApp

Foi concedido pelo Banco Central a permissão para a realização de transferências bancárias por meio do aplicativo de mensagens mundialmente conhecido, o WhatsApp. Segundo o próprio órgão, a possibilidade de transferência de recursos por esse meio impactará na redução de custos das transações, além de dar maior praticidade para pagamentos da vida cotidiana.


As transferências poderão ser realizadas por meio de credenciais que os usuários possuirão. As credenciais se tratam de códigos, tais como os códigos de cartões de débito ou pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard. A ideia do Banco Central é que a operação seja iniciada no aplicativo de mensagens, ou seja, a mesma não será integralmente realizada no WhatsApp. Em relação a data de início do recurso, o BaCen informou que a permissão já foi concedida, restando ao serviço de mensagens colocá-lo em uso, algo que deve ocorrer em breve.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento realizado com a participação da imprensa na última terça-feira (30/03), afirmou que vê com bons olhos o "casamento" entre a mídia social e o mundo das finanças, restando aos controladores viabilizarem e enfrentarem desafios sobre como deverão regular, enfrentar e entenderem o que significa a competição na sociedade.

A medida é vista com bons olhos por vários campos da sociedade, pois a medida irá dar maior praticidade para pagamentos da vida cotidiana, eliminando a utilização dos "intermediadores", como por exemplo os cartões de crédito. O consumidor dará a ordem para que a instituição financeira na qual é correntista transfira o recurso para o lojista, sem acessar o aplicativo do banco ou utilizar qualquer cartão.

Siga@noticiasdaadvocacia e ative as notificações para ser informado sobre todas as novidades!

0 visualização